O Centro Social Nossa Senhora Auxiliadora desenvolve as seguintes respostas sociais:
ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS (ERPI)
Esta é uma resposta social desenvolvida em equipamento colectivo de utilização permanente, para idosos em situação de ausência de estrutura de apoio e/ou de maior risco de perda de independência e/ou autonomia. Em termos de capacidade de resposta abrange 42 clientes em internamento, repartidos por 18 quartos, bem como um quarto de enfermaria destinado a doentes contagiosos ou em fase terminal.
Serviços prestados:
A instituição, na resposta social de ERPI, assegura a prestação dos seguintes serviços:
- Alojamento, alimentação e higiene pessoal;
- Tratamento de roupa pessoal e de camas;
- Vigilância 24 horas por dia, durante a sua permanência na ERPI;
- Cuidados médicos e de enfermagem;
- Animação e recreação;
- Acompanhamento ao exterior, desde que a situação familiar/económica assim o justifique (compras, consultas e exames médicos);
- Encaminhamento para outros serviços (Segurança Social, Centros de Apoio Psicossocial, entre outros).
A instituição, na resposta social de ERPI, realiza ainda as seguintes actividades:
- Religiosas;
- Passeios;
- Motricidade;
- Ginástica;
- Trabalhos manuais;
- Outras formas de estimulação das capacidades dos clientes e ocupação dos seus tempos livres.
CENTRO DE DIA (CD)
Esta resposta social consiste por sua vez na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio socioeconómico. Em termos de capacidade de resposta abrange 50 clientes.
Serviços prestados:
A instituição, na resposta social de Centro de Dia, assegura a prestação dos seguintes serviços:
- Alimentação e higiene pessoal;
- Tratamento de roupa;
- Vigilância diária, durante a sua permanência no Centro de Dia;
- Cuidados de enfermagem, devidamente justificados;
- Animação e recreação;
- Encaminhamento para outros serviços (Segurança Social, Centros de Apoio Psicossocial, entre outros).
- Refeições.
A instituição, na resposta social de Centro de Dia, realiza ainda as seguintes actividades:
- Religiosas;
- Passeios;
- Motricidade;
- Ginástica;
- Trabalhos manuais;
- Outras formas de estimulação das capacidades dos clientes e ocupação dos seus tempos livres.
SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO (SAD)
Esta solução destina-se ao apoio do idoso, no meio em que está inserido, evitando assim a saída deste do seu seio familiar. O número de vagas que a Instituição tem capacidade para suportar abrange 16 clientes, sendo que destes nem todos beneficiam / necessitam dos mesmos serviços de apoio.
Serviços prestados:
A instituição, na resposta social de SAD, assegura a prestação dos seguintes serviços:
- Alimentação;
- Higiene pessoal;
- Higiene habitacional;
- Tratamento de roupa;
- Aquisição de géneros alimentícios e outros artigos, quando o cliente esteja impossibilitado ou limitado;
- Actividades socioculturais na instituição;
- Contacto e encaminhamento com entidades parceiras;
- Rastreios de enfermagem – medição de tensão arterial e glicemias.
Cada cliente deverá contratar, obrigatoriamente, um mínimo de 4 (quatro) serviços.
CANTINAS SOCIAIS (CS)
A resposta social de Cantina Social tem como objectivo promover a qualidade de vida do individuo e da sua família, garantindo a satisfação das suas necessidades alimentares.
O CSNSA fornece até 30 refeições no âmbito da presente resposta social.
A prestação de serviços é feita durante 3 meses.
Após o decurso do período referido no número anterior o processo é reavaliado, podendo ou não haver renovação da prestação de serviços.
Note-se que esta resposta social é provisória e incluída no PEA. Está protocolada até final do corrente ano de 2016, havendo informação de que, previsivelmente, será renovada em 2017 com moldes distintos.