Bem-vindos ao nosso site web

 

O Centro Social Nossa Senhora Auxiliadora é uma das maiores IPSS de apoio à terceira idade do distrito de Évora.

Conta com 34 colaboradores e presta serviço a mais de 100 clientes, de diferentes respostas sociais.

O bem-estar dos clientes e a qualidade dos serviços que lhes prestamos é a preocupação primordial do Centro social Nossa Senhora Auxiliadora.

O nosso website tem como objectivo proporcionar informação institucional aos clientes, familiares e público em geral, para que possam conhecer melhor a instituição, a sua cultura organizacional e os serviços proporcionados.

Em nome da Direcção, restantes corpos sociais e colaboradores damos a todos as boas vindas!

 

Recursos Humanos

 

 

O CSNSA para proporcionar um serviço de qualidade aos seus clientes conta neste momento com profissionais das mais diversas áreas.

Ao quadro da instituição pertencem 34 colaboradores.

A instituição tem ainda mais 3 prestadores de serviço para assegurar todos os serviços necessários ao bem estar dos idosos.

 

 

Assim a instituição conta com:

 

- Colaboradoras de apoio directo ao cliente nas actividades de vida diária (na instituição e no domicílio)

- Motoristas

- Cozinheiras

- Ajudantes de Cozinha

- Empregadas de Refeitório

- Secretariado

- Limpeza

- Reabilitação Psicomotora

- Animação Sociocultural

- Apoio à Locomoção

- Directora Técnica e Assistente Social

- Encarregada

- Consultora Jurídica e da Qualidade

- Médico

- Enfermeiras

Respostas Sociais

 

 

O Centro Social Nossa Senhora Auxiliadora desenvolve as seguintes respostas sociais:

 

 

 ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS (ERPI)

Esta é uma resposta social desenvolvida em equipamento colectivo de utilização permanente, para idosos em situação de ausência de estrutura de apoio e/ou de maior risco de perda de independência e/ou autonomia. Em termos de capacidade de resposta abrange 42 clientes em internamento, repartidos por 18 quartos, bem como um quarto de enfermaria destinado a doentes contagiosos ou em fase terminal. 

 

Serviços prestados:

A instituição, na resposta social de ERPI, assegura a prestação dos seguintes serviços:

  • Alojamento, alimentação e higiene pessoal;
  • Tratamento de roupa pessoal e de camas;
  • Vigilância 24 horas por dia, durante a sua permanência na ERPI;
  • Cuidados médicos e de enfermagem;
  • Animação e recreação;
  • Acompanhamento ao exterior, desde que a situação familiar/económica assim o justifique (compras, consultas e exames médicos);
  • Encaminhamento para outros serviços (Segurança Social, Centros de Apoio Psicossocial, entre outros).

A instituição, na resposta social de ERPI, realiza ainda as seguintes actividades:

  • Religiosas;
  • Passeios;
  • Motricidade;
  • Ginástica;
  • Trabalhos manuais; 
  • Outras formas de estimulação das capacidades dos clientes e ocupação dos seus tempos livres. 

 

 

CENTRO DE DIA (CD)

Esta resposta social consiste por sua vez na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio socioeconómico. Em termos de capacidade de resposta abrange 50 clientes.

 

Serviços prestados:

A instituição, na resposta social de Centro de Dia, assegura a prestação dos seguintes serviços:

  • Alimentação e higiene pessoal;
  • Tratamento de roupa;
  • Vigilância diária, durante a sua permanência no Centro de Dia;
  • Cuidados de enfermagem, devidamente justificados;
  • Animação e recreação;
  • Encaminhamento para outros serviços (Segurança Social, Centros de Apoio Psicossocial, entre outros).
  • Refeições.

A instituição, na resposta social de Centro de Dia, realiza ainda as seguintes actividades:

  • Religiosas;
  • Passeios;
  • Motricidade;
  • Ginástica;
  • Trabalhos manuais;
  • Outras formas de estimulação das capacidades dos clientes e ocupação dos seus tempos livres.

 

 

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO (SAD)

Esta solução destina-se ao apoio do idoso, no meio em que está inserido, evitando assim a saída deste do seu seio familiar. O número de vagas que a Instituição tem capacidade para suportar abrange 16 clientes, sendo que destes nem todos beneficiam / necessitam dos mesmos serviços de apoio.

 

Serviços prestados:

A instituição, na resposta social de SAD, assegura a prestação dos seguintes serviços:

  • Alimentação;
  • Higiene pessoal;
  • Higiene habitacional;
  • Tratamento de roupa;
  • Aquisição de géneros alimentícios e outros artigos, quando o cliente esteja impossibilitado ou limitado;
  • Actividades socioculturais na instituição;
  • Contacto e encaminhamento com entidades parceiras;
  • Rastreios de enfermagem – medição de tensão arterial e glicemias.

Cada cliente deverá contratar, obrigatoriamente, um mínimo de 4 (quatro) serviços.

 

 

CANTINAS SOCIAIS (CS)

A resposta social de Cantina Social tem como objectivo promover a qualidade de vida do individuo e da sua família, garantindo a satisfação das suas necessidades alimentares.

O CSNSA fornece até 30 refeições no âmbito da presente resposta social.

A prestação de serviços é feita durante 3 meses.

Após o decurso do período referido no número anterior o processo é reavaliado, podendo ou não haver renovação da prestação de serviços.

Note-se que esta resposta social é provisória e incluída no PEA. Está protocolada até final do corrente ano de 2016, havendo informação de que, previsivelmente, será renovada em 2017 com moldes distintos.

Valorização das Pessoas

 

 

O ser humano para se sentir plenamente realizado, requer que sejam supridas não só as suas necessidades mais esseciais, como de outras mais complexas.

A assistência religiosa, a ocupação dos tempos livres, realização de reiki, actividades que lhe permitam socializar e que contribuam para uma efectiva reabilitação e/ou manutenção das suas capacidades fisicas, mentais e mesmo afectivas, são determinantes para a vida com qualidade e dignidade.

O Centro Social Nossa Senhora Auxiliadora centrado na qualidade da prestação do seu serviço atende a toda esta tridimensionalidade da pessoa humana e coloca à disposição dos seus clientes diversas actividades em que podem participar.

Documentos Institucionais

 

Seguindo uma política de transparência e de divulgação de informação institucional, o Centro Social Nossa Senhora Auxiliadora disponibiliza neste espaço documentos que considera de relevância para clientes, familiares e público em geral.

Estatutos CSNSAEstatutos CSNSA [360 Kb]